Painéis solares são novidade e não são confiáveis?

Painéis Solares são Totalmente confiáveis e estão no mercado a mais de 60 Anos. Porém muitas pessoas que nunca viram a tecnologia anteriormente, tem essa idéia equivocada.

Então hoje nós vamos falar um pouco sobre energia fotovoltaica, popularmente conhecida como energia solar e sobre sua história. Vamos desmitificar alguns mitos sobre a tecnologia.

É muito comum ouvir de algumas pessoas a idéia de que a tecnologia é muito nova e por isso eles vão esperar para instalar. “Vai que dá algum problema e aí a gente que instalou por primeiro, acaba pagando o pato”.

Mas a idéia de que a tecnologia é nova e está sujeita a falhas está totalmente equivocada

Vamos conhecer um pouco da história dessa tecnologia maravilhosa?

1839: O físico francês Alexandre-Edmond Becquerel torna-se a primeira pessoa a observar o efeito fotovoltaico. Esse processo, que envolve a geração de eletricidade a partir da luz visível, se tornará a base da energia solar comercial mais de um século depois.

1878: O inventor francês Augustin Mouchot demonstra seu gerador de energia solar na Exposição Universal de Paris.

Década de 1880: a eficiência das células solares é inferior a 1%.

1887: O químico americano Edward Weston arquiva uma patente para um “aparelho para utilizar energia solar radiante”. A patente de Weston é uma tentativa inicial de comercializar energia solar.

1954: Bell Labs demonstra a primeira célula solar de silício prática, com 6% de eficiência. Este é o começo da energia solar como a conhecemos hoje.

1958: A Marinha Americana lança o primeiro satélite movido a energia solar, Vanguard 1. O satélite foi apenas o quarto satélite lançado da Terra, e é o mais antigo satélite artificial ainda em órbita.

Final da década de 1950: a eficiência das células solares chega a 10%.

1961: A ONU organiza a conferência intitulada “Energia Solar no Mundo em Desenvolvimento”.

1968: O inventor americano Roger Riehl cria o primeiro relógio de pulso movido a energia solar.

1978: A primeira calculadora movida a energia solar é criada.

1979: A administração Carter instala 32 painéis solares de aquecimento de água na Casa Branca. Os painéis foram removidos durante a administração de Reagan. Painéis solares foram novamente adicionados à Casa Branca durante as administrações de W. Bush e Obama.

1985: A eficiência das células solares atinge 20%.

1994: A eficiência das células solares chega a 30%.

2008:  Um teste de laboratório do Departamento Americano de Energia demonstra uma célula solar com 40% de eficiência.

2009:  A Lei de Energia Verde de Ontário, Canadá expande as tarifas feed-in para as renováveis ​​na província, incentivando a expansão da energia solar.

2010:  A capacidade solar fotovoltaica instalada no mundo totaliza 40 GW. 

2016: 

 Um avião movido a energia solar, chamado Solar Impulse, completa uma jornada ao redor do mundo.

2016: A capacidade solar fotovoltaica instalada global deverá ultrapassar 310 GW até o final do ano.

2020: A capacidade solar fotovoltaica instalada global deverá totalizar entre 444 e 696GW.

E aí, está convencido?

Como você pode ver, a história da energia solar e dos painéis fotovoltaicos é longa, mas é totalmente confiável.

É normal as pessoas desconfiarem de tecnologias nunca antes vistas na região em que vivem. A tecnologia acaba sendo rotulada como “nova” e em algumas regiões, a cultura local sobre tecnologias rotuladas como novas é sinônimo de tecnologia sujeita a falhas (fruto de empresas que realmente entregavam produtos de baixa qualidade anos atrás).

O que como podemos ver, não faz sentido algum com a tecnologia de painéis fotovoltaicos, que de nova não tem mais nada. É uma tecnologia centenária e comprovadamente funcional.

Solicite já seu Orçamento

O que você está esperando? Reduza já o seu consumo de eletricidade a zero e use a economia gerada para coisas que realmente importam pra você!

Solicitar Orçamento