Fato ou Fake

Micro inversor tem manutenção mais difícil pois os micro inversores ficam embaixo dos painéis

É Fake:

Não existe manutenção a ser feita em micro inversores, ou eles funcionam ou não. Porém eles são projetados para funcionar por 25 anos e tem de 12 a 25 anos de garantia dependendo da marca.

Quando existe uma “manutenção” (não existe, mas vamos dizer que sim apenas para simplificar) em um micro inversor ou em um dos painéis – e ele vai apontar exatamente em qual painel é ou se é no próprio micro inversor. Tudo isso é diagnosticado remotamente via internet sem necessidade de deslocamento (o que gera custos aos proprietários dos sistemas fotovoltaicos de inversores string) e nenhum aos nossos usuários de micro inversores.

O deslocamento só acontece como último recurso, quando já se sabe que o equipamento tem algum tipo de avaria e provavelmente precisará ser substituído. Em alguns casos o problema nem é no micro inversor, mas sim em disjuntores com defeitos, mas isso é assunto para outro artigo.

Já no inversor string não tem jeito. Se eles têm ventoinha – E a grande maioria deles tem – precisam se limpas anualmente caso contrário causam superaquecimento por excesso de sujeira que impede a dissipação de calor e acaba prejudicando a geração e inclusive podendo causar risco de incêndio.

Pesquise no google imagens. Inversor String incêndio.

Isso gera custos com manutenção, pois apenas um profissional treinado pode trabalhar em um equipamento destes.

Além do mais, eles possuem botões e displays que podem ser danificados ou pararem de funcionar com o passar dos anos.

Nos inversores String em caso de falha em algum painel, não há como saber em qual deles é. Apenas no conjunto da String.

Então se você tiver 10 painéis em série e um na série está com problemas. O pessoal do suporte vai ter que desmontar todos os painéis da estrutura, desconectar todos eles, e testar um a um até achar o painel com defeito. É uma manutenção que pode durar horas e custar muito, já que normalmente o custo é calculado na manutenção por custo/hora ou por painel.

Já em comparação o micro inversor por causa de sua natureza e tecnologia, em caso de falha, vai te apontar exatamente qual o painel com defeito ou micro inversor, além de todos os parâmetros a nível de painel, como valor da corrente contínua, valor da tensão, histórico detalhada de todos os painéis e micro inversores e também da rede elétrica, etc.

Figura 1. Painéis sem produção de energia


Figura 2. Informações detalhadas de um dos painéis sem produção.

.

Figura 3 Informações detalhadas do Micro Inversor e todos os painéis conectados nele.

Sistemas de proteção e comandos via internet

Normalmente um simples comando via internet faz o sistema voltar a funcionar.

E o motivo disso acontecer é porque o micro inversor se protege quando ele detecta muitas flutuações na rede elétrica pública. Por isso ele fica lá quietinho esperando tudo voltar ao normal e nós enviarmos um comando para voltar a funcionar normalmente. Isso acontece para não acontecer queima precoce de equipamento e para aumentar sua durabilidade.

Sabendo disso acima, qual eventual manutenção você acha que vai custar mais?

Aquela do inversor string em que não se tem a mínima ideia qual painel está com defeito e tudo tem que ser desmontado e testado individualmente ou o micro inversor, que já te aponta exatamente onde o problema está e você só precisa desmontar um único painel?

Na mais pura má fé ou ignorância ainda se usa o argumento: “Há, mas com micro inversor você vai ter de subir no telhado pra fazer a manutenção“. Bom, lamento lhe informar, que com o inverso string também. Não existe mágica.
No Inversor string se não foram os fusíveis e o DPS ou o próprio Inversor com problema, também terão de subir no telhado. É um argumento que usa lógica falha pelos vendedores ou pessoas de má fé a persuadir pessoas sem conhecimento técnico para puxar o “bolo pro lado deles” no processo de vendas.

Mas o micro inversor então é milagroso?!

Não existe milagre. Mas micro inversores foram projetados para resolver todos os problemas que os inversores string possuem.

A diferença é que o micro inversor tudo vai ser mais rápido, fácil e barato, pois já se sabe pelo sistema onde o problema estará quando ocorrer.

Vamos ser pessimistas?

Digamos que você tem 8 painéis na sua casa. Um alarme chegou no nosso e-mail apontando funcionamento anormal no sistema. Um micro inversor está com problemas e os comandos via internet não funcionam.

É necessário fazer um deslocamento e fazer alguns procedimentos locais simples. Tudo está aparentemente ok na rede elétrica e o micro inversor está com problemas mesmo e precisa ser substituído.

É assim simples.

Nós vamos recolher este micro inversor, encaminhar para substituição em garantia e pronto (garantia padrão é de 12 anos mas há marcas que estendem até 25 anos).

Mas sabe qual é o legal disso tudo?

Você não fica sem produção de energia. Seu sistema está apenas 50% Offline.

Se fosse um problema de Inversor String, todo o seu sistema estaria 100% Offline (sem produção de energia).

Com micro inversor não. Você tinha 2 micro inversores e 8 painéis. Apenas um micro inversor teve defeito e apenas 4 painéis ficam sem produção neste período da troca em garantia. Os outros quatro ainda continuam produzindo normalmente.

É má fé ou ignorância de quem ainda insiste em dizer que inversor string é superior que micro inversor. Contra fatos não há argumentos.

Já se for no seu inversor string e sua garantia acabou a pouco tempo, meu amigo, prepare o seu bolso, pois não será nada barato!

No final das contas é o seguinte. Quem vende Inversor String está querendo te vender a manutenção dele também durante os anos seguintes, porém eles não te falam isso na hora da venda, apenas quando a primeira manutenção não gratuita acontece.