Energia solar é aquela idéia que parecia coisa do futuro, mas que já é realidade no nosso dia a dia. Gerar a sua própria energia elétrica é altamente viável economicamente. Além do mais, é a nova tendência no mundo inteiro.
No Brasil a volatilidade nas contas de luz é muito alta. A bandeira tarifária muda a toda hora e as incertezas quanto a estabilidade na conta elétrica fazem as pessoas fugirem das tradicionais concessionárias de energia.
Na verdade, não existe estabilidade financeira nas contas elétricas. As mesmas anualmente sofrem um reajuste de 5% em seu valor. Em 20 anos isso representa um aumento de 100% na conta de luz.
Nos sistemas fotovoltaicos, os mesmos se pagam entre 3 a 6 anos e tem vida útil acima de 30 anos e garantia de 25 anos nos painéis solares.
Aí fica a pergunta: Por que você irá pagar pela energia que você mesmo pode gerar?
A resposta é obvia. Gere você mesmo sua energia.
Conheça os tipos de Kit’s para geração de Energia
OnGrid
- Você continua conectado a Rede
- Você gera toda a sua energia durante o dia e injeta o excedente na Rede da Distribuidora gerando créditos
- A noite você usa da rede os créditos em energia que gerou durante o dia
- Você reduz seu consumo em até 100%
- Reduz a conta de luz em até 95%
OffGrid
- Você gera toda sua energia
- Totalmente desconectado da Rede
- Armazenamento de energia em Baterias
Híbrido
- Geração de toda energia
- Armazenamento do excedente em baterias
- Só devolve pra rede, depois das baterias estiverem totalmente carregadas
- Se faltar luz na rede, você continua com energia das baterias
OnGrid
É um sistema de geração fotovoltaica conectada à rede da distribuidora de energia. Quando você gera sua eletricidade a partir dos painéis fotovoltaicos (placas solares), o excedente é “vendido” para a distribuidora e essa venda é armazenada como créditos de energia.
Há noite quando não tem mais sol, você precisa usar novamente a energia da concessionária, então você “compra” de volta a energia da distribuidora. Porém, como você gerou mais que você precisava durante o dia, você acaba utilizando os seus créditos e não é cobrado por isso.
Você só será cobrado pelo consumo excedente aos créditos, ou seja, quando você não tiver mais créditos disponíveis. Porém a Plugin Energia sempre recomenda aos clientes, gerar até 30% a mais eletricidade do que o consumo diário. Dessa forma, você sempre terá créditos disponíveis e virtualmente diminui a sua necessidade de “comprar” eletricidade a zero. Em outras palavras, com os nossos sistemas, você sempre irá utilizar os seus créditos e raramente irá precisar comprar eletricidade da concessionária novamente.
Você deve estar pensando, mas e quanto tempo os meus créditos duram?
De acordo com a Resolução 687 da ANEEL, os créditos têm validade de 60 meses após a data de faturamento
OffGrid
É um sistema de geração de energia fotovoltaica totalmente desconectada da rede de distribuição da concessionária. Aqui a sua energia excedente é armazenada em bancos de baterias em sua propriedade e é dimensionado de forma personalizada a capacidade energética de cada cliente.
A noite quando não há sol, o banco de baterias assume e provem eletricidade até o próximo dia, quando as baterias serão novamente recarregadas pelos painéis. E assim repete-se o ciclo. Durante o dia, os painéis provém eletricidade e com o excedente recarregam as baterias, e a noite, as baterias provém eletricidade até o próximo ciclo de sol.
Híbrido
O sistema híbrido é a junção dos sistemas OffGrid e OnGrid. Isso significa que você tem o melhor dos dois mundos. É recomendado para clientes que não querem ficar sem eletricidade durante nenhum período do dia, seja ele durante o dia ou durante a noite.
Funciona assim, durante o dia, você gera a sua eletricidade. O excedente de eletricidade é utilizado para carregar suas baterias, e só após as suas baterias estiverem totalmente carregadas, a energia é “vendida” para a concessionária. Se a luz da concessionária acabar durante a noite, o sistema irá ativar um circuito emergencial, que irá utilizar as baterias para prover eletricidade.
É possível ainda configurar o sistema de várias maneiras. Por exemplo: É possível configurar o sistema para que as baterias assumam todos os dias de noite até o próximo ciclo de sol e utilizar somente a energia da rede de distribuição para cargas mais altas, como por exemplo, chuveiro elétrico, ou quando a potência das baterias for muito baixa para a carga de consumo.
Esse sistema já é uma realidade em países de primeiro mundo, onde cada vez mais, as pessoas estão gerando sua própria energia elétrica, sem depender de distribuidora, e estão armazenando a energia em baterias para o consumo elétrico.